Notícias

Vicariato qualifica agentes da ação social para captação de recursos

16/07/2019 15:40:46

A Pastoral Social do Vicariato de Canoas será aprimorada com a ação de 28 agentes qualificados pela Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre. Eles participaram de 08 a 12 de julho/19, do Curso de Interpretação de Editais e Elaboração de Projetos de Captação de Recursos. Durante toda a semana eles participaram do processo de qualificação, realizado nas dependências da Paróquia São Luís Gonzaga, no centro de Canoas.

Durante o curso ministrado pelo jornalista Elton Bozzetto, os participantes elaboraram um projeto que poderá ser implantada nas paróquias ou áreas pastorais. O grupo de Esteio elaborou um projeto de realização de um curso de panificação e confeitaria que pretende executar no próximo ano na Paróquia Santo Inácio com participação de pessoas das famílias assistidas com o fornecimento de cesta básica pelas quatro paróquias da Área Pastoral.

Outras quatro equipes também elaboraram projetos viáveis para atender crianças e adolescentes, idosos, população em situação de rua e mulheres desempregadas.  A metodologia do curso previa o conhecimento de editais e elaboração conjunta de um projeto pelos cinco grupos para ser implantado na perspectiva da inclusão produtiva e de atividades socioeducativas.

O Vigário Episcopal de Canoas, Pe. Cirineu Furlanetto, participou da abertura e da conclusão das atividades. Ele destacou a importância desta qualificação na formação permanente das equipes da ação social paroquial e na busca de recursos para ampliar o trabalho existente, com foco na inclusão social e da promoção da autonomia das famílias assistidas pela caridade paroquial. 

Formandos.